Problemas no Portal das Finanças no 1º dia de entrega do IRS

Sindicato diz que sistema para entrega das declarações de IRS é muito mais complexo do que em anos anteriores.

O portal das Finanças "não está hoje a funcionar", no primeiro dia para os trabalhadores dependentes e pensionistas entregarem a declaração de rendimentos de 2015. A garantia foi dada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI).

O Ministério das Finanças já veio entretanto esclarecer que "entre a meia-noite de ontem [quinta-feira] e a manhã de hoje", os serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) "tiveram de fazer um ajuste do programa informático".

Ainda assim, o ministério referiu que este ajustamento é necessário para que seja possível ao sistema "dar início às entregas das declarações de rendimentos" e que, "por isso, pode haver algum problema no início das entregas das declarações", mas reiterou que se trata de uma situação "pontual e provisória" e que os serviços da AT "estão a trabalhar nisso".

Mas as críticas não ficam por aqui. De acordo com o sindicato, "o sistema para entrega das declarações de IRS é muito mais complexo do que em anos anteriores devido a esta possibilidade de fazer a entrega isolada ou em conjunto", conforme os contribuintes optem pela tributação separada ou conjunta, uma alteração que o sindicalista diz "requerer algum conhecimento".

Recorde-se que, arrancou esta sexta-feira, o período para que os trabalhadores dependentes e os pensionistas entreguem a declaração de rendimentos de 2015 em sede de IRS, tanto os que apresentem a declaração em papel ou através da internet.

Em maio, será a vez da entrega das declarações dos contribuintes que aufiram outros rendimentos que não os do trabalho dependente (categoria A) e pensões (categoria H), como é o caso dos trabalhadores independentes (categoria B). Mais uma vez, as entregas em papel e as online decorrem em simultâneo, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores.