De acordo com o Executivo, o processo de entrega e de liquidação de IRS tem decorrido de forma regular sem que tenham existido quaisquer problemas na submissão das declarações durante este período da campanha.
Na primeira fase de entrega das declarações de IRS, até 30 de abril, foram submetidas mais de 3,5 milhões de declarações (3 682 367). Destas, 3 236 997 foram entregues pela Internet, o que corresponde a 87,9% dos contribuintes.
Dos contribuintes casados ou em união de facto, apenas 4% optaram pela tributação separada.
O ministério das Finanças admite que, tem existido "pequenas falhas informáticas" devido à complexidade das solução introduzidas com a reforma do imposto. No entanto, a Autoridade Tributária garante que "tem corrigido, rapidamente, os problemas detetados e apresentado alternativas, de forma a assegurar que os contribuintes têm as melhores condições para cumprir as suas obrigações fiscais".
Neste momento decorre a segunda fase das entregas de IRS. Desde o início do mês até ao dia 4 foram submetidas 122 646 declarações, das quais 117 930 (96,15%) foram entregues pela Internet.