A atual bicampeã europeia de seleções, a Espanha, tal como tem surpreendido o mundo do futebol pela hegemonia que tem imposto, também decidiu surpreender os fãs da modalidade ao deixar alguns nomes sonantes fora da pré-convocatória liderada pelo treinador Vicente Del Bosque.
O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, do Chelsea, Diego Costa, é um dos nomes que vão estar ausentes, ele que tem 10 golos apontados pela seleção de nuestros hermanos. O seu compatriota e médio do Manchester United, Juan Mata, tal como o avançado do Atlético de Madrid Fernando Torres, também não viaja até França para disputar o Europeu. Quem se mantém é o guarda-redes do Porto Iker Casillas que, mesmo depois de uma primeira época em Portugal de má memória, continua a merecer a confiança de Del Bosque. A convocatória espanhola só será fechada dia 31 de maio.
Na Alemanha, os 27 pré-convocados incluem 14 campeões do Mundial de 2014 no Brasil e os estreantes Julian Brandt, Joshua Kimmich e Julian Wiegl. O veterano Bastian Schweinsteiger, que tem estado afastado do United desde março por lesão, também conta para Joachim Löw.
Em Inglaterra há um nome que tem saltado à vista de toda a gente na pré-convocatória: o jovem dos red devils Marcus Rashford, que na sua época de estreia fez sete golos em 16 jogos sob a liderança de Louis Van Gaal. E o avançado do surpreendente campeão inglês Leicester City, Jamie Vardy, também lá está, assim como um jogador muito habituado à elite do futebol: Wayne Rooney.
A seleção inglesa vai ter um jogo amigável precisamente contra Portugal no próximo dia 2 de junho, a oito dias do início do Euro’16.