Saiba o que diz o Le Monde sobre as sanções a Portugal

Jornal francês admite que sanções sejam simbólicas ou que, para evitar uma crise potencial, Conselho Europeu chumbe sanções

“Pacto de estabilidade: Buxelas considera sanções a Madrid e Lisboa”. Este é o título do texto de o jornal francês Le Monde publicou. O jornal afirma que “em plena crise do Brexit a Comissão Europeia tem um outro dilema”. “Segundo as nossas informações, a Comissão tem previsto dar o seu veredicto em 5 de Julho relativamente ao respeito – ou não – do pacto de estabilidade e crescimento por parte de Espanha e Portugal nos seus orçamentos para 2015”.

“A Comissão deverá recomendar ao Conselho Europeu que sancione os dois países, impondo-lhes uma multa e uma suspensão temporária dos fundos estruturais europeus”, diz o jornal, lembrando que “a comissão deve respeitar os tratados europeus e os números falam por si. Madrid e Lisboa ultrapassaram largamente os seus objectivos de défice público para 2015”.

O adiamento da decisão das sanções por Jean-Claude Juncker foi “político”, diz o jornal, lembrando que estávamos na véspera de eleições em Espanha e que as opiniões públicas “não iriam compreender que um país sem um governo estável fosse alvo de sanções”. E uma intransigência com Portugal, nestas circunstâncias, “estava fora de causa porque Bruxelas seria acusada de estar a punir um governo de esquerda”.

Tendo em conta a complexidade de toda a situação europeia, o Le Monde avançar que “para minimizar as tensões, a Comissão pode se limitar a aprovar sanções simbólicas”. Ou então o Conselho Europeu pode “opor-se às sanções”. “Isso seria uma forma de sair por cima de uma crise potencial”, conclui o texto do Le Monde. 

{relacionados}