Ministro francês opõe-se a sanções contra Portugal

O ministro das Finanças francês indicou hoje que Portugal “não merece” sanções devido a derrapagem orçamental do ano passado.

"Portugal tem feito enormes esforços nos últimos anos. Não merece uma disciplina excessiva", disse Michel Sapin em Paris, citado pela agência France Press antes de uma reunião de ministros das Finanças dos países da Zona Euro.

Portugal registou um défice de 4,4% do produto Interno Bruto (PIB) no ano passado e o objetivo era ficar abaixo de 3%. O Eurogrupo reúne hoje em Bruxelas e vai debater possíveis sanções devido a esta derrapagem. Amanhã é dia do Conselho de Ministros das Finanas de toda a EU (Ecofin), onde a decisão deverá ser formalizada.

Sapin sustenta que uma ação formal de penalizações é injustificada, já que a derrapagem de Portugal deve-se principalmente ao facto do "Estado ter tido a obrigação de salvar um banco" – o Banif foi alvo de uma medida de resolução no final do ano passado.

O ministro notou que Portugal lidou com dificuldades económicas "extremamente violentas" nos últimos anos, marcados pela austeridade.