Catarina Martins saudou, esta terça-feira, o descongelamento do Indexante de Apoios Sociais (IAS) e mostrou-se confiante no cumprimento dos acordos feitos entre o Bloco de Esquerda e o Governo.
“Estou certa que os acordos que foram feitos vão ser todos cumpridos”, afirmou a coordenadora do BE.
A líder bloquista destaca que existem matérias em que há “alguma distância” entre o partido e o Executivo, mas que estão a ser trabalhadas.
“Em matérias tão diferentes como a energia, como a habitação, como o combate à precariedade, estamos a chegar a acordo sobre matérias importantes. E isso dá-nos alguma confiança na possibilidade de um Orçamento do Estado que responda aquilo que é o acordo que fizemos: parar o empobrecimento em Portugal, respeitar quem vive do seu trabalho”, acrescentou a líder bloquista.
Catarina Martins esteve, esta manhã, reunida com António Costa no âmbito do processo de consultas antes da cimeira informal de Bratislava, na Eslováquia, que se realiza na sexta-feira.
A bloquista destacou a “clara divergência” que existe entre os países do norte e do sul da Europa dentro da União Europeia.
“A crise do sistema financeiro na zona euro teve ataques especulativos nos países do sul da Europa”, afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda. “Precisamos de outro olhar da Europa”, acrescentou.
Relativamente às declarações do ministro das Finanças, na segunda-feira, Catarina Martins garante que não há nenhuma razão para preocupação, desvalorizando “este tipo de ruído”.