O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou-se ontem com o anúncio do possível levantamento da suspensão dos fundos europeus a Portugal, afirmando que “é uma boa notícia”.
“Tudo o que for bom, da ótica internacional, europeia ou outra, para o desenvolvimento económico do país é uma boa notícia”, disse o Presidente aos jornalistas, a meio de um passeio a pé em Nova Iorque.
O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, afirmou ontem que a Comissão Europeia pode levantar a suspensão dos fundos estruturais se o governo português cumprir as metas orçamentais e apresentar “finanças saudáveis”.
Em Bruxelas, Moscovici defendeu que a Europa é favor dos “incentivos” e admitiu que a Comissão pode levantar a suspensão parcial dos fundos estruturais se houver “um respeito total pelos compromissos” europeus. Moscovici afirmou que, ao contrário da multa que chegou a ser ponderada, a suspensão de fundos estruturais é automática e Bruxelas é obrigada a apresentar uma proposta.