Novo livro de Sócrates será publicado este mês

A obra tem como título ‘O Dom Profano – Considerações sobre o Carisma’ 

O novo livro de José Sócrates irá abordar o tema do carisma na política e será publicado ainda este mês.

Segundo a TVI, que teve acesso à nota de apresentação escrita pelo ex-primeiro-ministro, a obra tem como título ‘O Dom Profano – Considerações sobre o Carisma’ e foi esboçada quando o socialista esteve detido no Estabelecimento Prisional de Évora no âmbito da Operação Marquês.

O livro de 160 páginas e editado pela Sextante Editora será apresentado no dia 28 de outubro, na FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa – estará disponível nas livrarias um dia antes.

“Nos anos oitenta, numa reunião da Comissão Política do PS e no final de um debate cujo tema já nem recordo, o líder Vítor Constâncio sugeriu que lêssemos um pequeno livro – O Político e o Cientista. “Está lá tudo!” – disse. Comprei-o no dia seguinte e li Weber pela primeira vez. Recordo a impressão que me causou e o que era novo para mim – ética da convicção e da responsabilidade, liderança carismática, vocação política. Mas o que mais persistentemente ficou no meu espírito foi a desconfiança do autor relativamente ao poder dos aparelhos burocráticos e a aversão ao regime de funcionários. A atual crise europeia levou-me a regressar a Weber e a este tema, cem anos depois. Esta é a razão do livro”, refere Sócrates.

Relativamente ao tema do livro, o ex-líder socialista defende que o carisma é essencial para a liderança política. “Na ciência política, a questão do carisma é, no essencial, uma discussão sobre liderança. Durante muito tempo, na cultura política europeia este debate foi residual. Afinal, pensava-se que podíamos aperfeiçoar as democracias pondo de lado, com vantagem, a dimensão pessoal da política e substituindo-a pela discussão sobre ideias e programas. Qualquer valorização das questões da liderança ecoava como suspeita perante as regras da democracia. O fantasma dos totalitarismos carismáticos deixou uma longa herança. Este é o tema do livro”.

Esta é a segunda obra de José Sócrates. O seu primeiro livro, ‘A Confiança no Mundo – Sobre a Tortura em Democracia’, resulta da uma dissertação sobre a tortura em democracia que redigiu no final do mestrado de Teoria Política do Institut d´Etudes de Paris (França).