O Web Summit está quase a começar e as redes sociais agitam-se com o maior evento de empreendedorismo e tecnologia do mundo. Até ao momento já são mais de 48 mil participantes confirmados.
Segundo um estudo realizado pela E.Life, empresa de Inteligência de Mercado e Gestão de Relacionamento nas Redes Sociais, desde 27 de setembro, foram registadas mais de 26 mil publicações sobre o evento. Face à última análise, que havia contabilizado, de 27 de setembro a 11 de outubro, cerca de 11.000 posts, verifica-se que o buzz nas redes sociais mais do que duplicou em apenas 15 dias.
No Twitter e Instragram, o termo “meet” é o mais mencionado pelos utilizadores, com cerca de 13 mil referências, seguido do “Web Summit”, com mais de 8.000 referências. As publicações continuam a assumir maioritariamente uma conotação positiva, sendo realizadas em vários idiomas. “#WebSummit2016 : 15 #start-up sélectionnées pour être présentes sur le #PavillonFrance de #BusinessFrance”, “Here we come Lisbon – #Websummit2016. Looking forward to hearing @AnastasiaAshley speak” ou “@IPNunes: Wizdee entre as 32 startups na corrida para um prémio na competição PITCH da Web Summit. #aceleradora #websummit2016” são alguns dos comentários que demonstram o fervor dos internautas relativamente ao evento.
Já no Facebook – tendo em consideração apenas o canal oficial do evento a nível mundial –, Lisbon continua o termo que assume maior relevo. “Very happy to be in Lisbon!”, "Looking forward to Web Summit! Lisbon 2016! Chonchol Gupta”, “Anxious! Lisbon is ready” ou, ainda, “I can help in one of those Marketing Pub Crawls and show Lisbon to everyone who its keen to join” são alguns dos posts. Considerando as três redes sociais, no top das hashtags está #websummit com mais de 17 mil referências, seguido de #startups com mais de 12 mil e #lisbon com aproximadamente 11.500 menções.