António Costa já enviou uma mensagem de felicitação ao novo Presidente dos Estados Unidos. Na nota, o chefe do Governo português recorda a Donald Trump a " longa relação histórica" que une Portugal e os Estados Unidos, marcada por "muitos interesses comuns e pela presença de uma importante comunidade portuguesa e lusodescendente residente" na América.
Costa diz confiar que "as prioridades da política externa da nova Administração se situem no grande quadro de valores que tem norteado a ação dos Estados Unidos no mundo, no compromisso com o sistema multilateral das Nações Unidos, com a Aliança Atlântica e com o desenvolvimento das relações com a União Europeia".
E promete que de Lisboa Washigton pode continuar a contar com uma cooperação leal. " Portugal cooperará lealmente com os Estados Unidos, quer no âmbito bilateral quer no âmbito multilateral, respeitando o direito internacional e os valores democráticos e reforçando os laços que tão profundamente ligam os dois países", escreve António Costa numa mensagem na qual lembra a Trump que esta cooperação "é vasta e diversificada, abrangendo áreas como a defesa e segurança, o comércio e investimento, a ciência e a tecnologia".