Rússia. Ministro da Economia detido por suspeitas de suborno

Ulyukayev terá recebido dois milhões de dólares em troca de um parecer positivo a um negócio que envolve companhias petrolíferas

O comité de investigação responsável pelo combate à corrupção na Federação Russa anunciou, esta terça-feira, a detenção do ministro da Economia. 

Segundo a porta-voz daquele organismo, Alexei Ulyukayev recebeu, no dia anterior, um suborno de dois milhões de dólares (mais de 1.8 milhões de euros) em dinheiro, situação que levou a polícia russa a avançar imediatamente para a sua detenção, após meses de investigações.

O ministro terá recebido a quantia referida em troca de uma avaliação positiva à compra da empresa petrolífera Bashneft, por parte da companhia estatal Rosneft, depois de ter ameaçado bloquear o negócio.

“Ulyukayev foi apanhado em flagrante enquanto recebia um suborno”, disse à imprensa local a representante do comité, Svetlana Petrenko, citada pelo “The Guardian”, explicando que o ministro vai ser julgado por “extorsão e ameaças a representantes da Rosneft”.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, revelou ainda que o presidente Vladimir Putin esteve sempre a par de todo o processo de investigação a Ulyukayev.