Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, anunciou hoje a compra de 250 novos autocarros para a frota da Carris. O autarca falou do reforço durante a cerimónia de transferência da gestão rodoviária da Carris para a Câmara Municipal de Lisboa.
Segundo o autarca, os 250 autocarros serão adquiridos nos próximos três anos. O investimento – que também prevê a contratação de 220 motoristas e a criação de 21 novas linhas – custará 60 milhões de euros. Para além disso, Medina avançou também que a câmara espera diminuir em 40% as emissões de gases poluentes.
O presidente avisou que os resultados das mudanças no sistema rodoviário de Lisboa não serão imediatos, mas acrescentou que a autarquia tem “uma visão estratégica para os próximos cinco anos”.
Das alterações anunciadas, fazem ainda parte os passes gratuitos para todas as crianças até aos 12 anos e descontos para os idosos. A Câmara de Lisboa vai ainda instalar uma “rede de bairros”, um sistema que vai ligar através de carreiras os pontos mais importantes de cada localidade, como os centros de saúde e as escolas. Marvila será o primeiro bairro lisboeta a receber esta rede.