Chama-se Hicham el Hanafi e tem 26 anos. O marroquino tinha uma autorização de residência em Portugal desde 2014, com estatuto de asilo político. O suspeito tinha ainda carta de condução portuguesa.
De acordo com o Correio da Manhã, Hicham el Hanafi terá chegado a Portugal na companhia de outro homem, também um marroquino com estatuto de refugiado político. Ambos tinham autorização de residência válida até 2018.
O jornal francês Le Parisien avança que Hicham el Hanafi estava encarregue de ‘angariar’ dinheiro para a compra de armas e que terá tentado viajar para o Reino Unido, usando um passaporte falso.
Segundo fonte oficial, o suspeito de pertencer ao Daesh já estava na mira das autoridades portuguesas.
“Esse homem, que estava a ser investigado pela Polícia Judiciária desde o verão de 2015, foi objeto de um pedido de cooperação internacional e de vigilância discreta inserido no Sistema de Informação Schengen, tendo sido detido pelas autoridades francesas durante o passado fim de semana”, refere um comunicado da Polícia Judiciária.
De recordar que Hicham el Hanafi foi detido esta segunda-feira na sequência de uma operação das autoridades francesas que terão conseguido evitar um novo atentado em terras gaulesas.
Ao todo foram detidas sete pessoas, com idades entre os 29 e os 37 anos, de nacionalidades francesa, marroquina e afegã.