António Domingues demitiu-se

António Domingues apresentou a demissão da administração da Caixa Geral de Depósitos.

“O Governo foi informado pelo Presidente do Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos (CGD) da renúncia apresentada pelo Presidente do Conselho de Administração (CA), António Domingues”, anuncia o Ministério das Finanças em comunicado.

O Governo diz lamentar a renúncia de Domingues, “que só produzirá efeitos no final do mês de dezembro” e assegura estar em condições de designar um sucessor “muito brevemente”.

“Muito brevemente, será designada, para apreciação por parte do Single Supervisory Mechanism, uma personalidade para o exercício de funções como Presidente do CA da CGD, que dê continuidade aos planos de negócios e de recapitalização já aprovados”, lê-se na nota emitida pelo gabinete de Mário Centeno.

Recorde-se que Domingues se tem recusado a apresentar a declaração de rendimentos a que e lei obriga apesar de já ter sido notificado pelo Tribunal Constitucional para o fazer.

Ainda esta semana, BE, PSD e CDS votaram em conjunto para aprovar uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado que reforça a obrigatoriedade dos gestores da CGD de apresentarem uma declaração de rendimentos.

Há cerca de um mês que a polémica em torno das declarações de património afeta a Caixa.