O Cocas comeu a pantufa? Não ralhe, ligue para a Saúde Animal

Da próxima vez que o cão ganir a noite toda ou o gato deixar de comer, já não há necessidade de ir ao sempre disponível Dr. Google. A Linha Saúde Animal 24 é composta por médicos e enfermeiros veterinários, disponíveis para desfazer dúvidas e, se necessário, fazer o encaminhamento para o hospital mais próximo

Com quase dois anos, o Cocas, além de conseguir ingerir doses de ração que parecem impossíveis para a estatura- -base de um Jack russell, consegue sempre sacar uns extra, seja em forma de molas de roupa, pedaços de tapete ou as pantufas do dono. Já foram dezenas as vezes em que, depois de uma dessas aventuras gastronómicas, começa a vomitar de seguida até conseguir expulsar o intruso. Mas até que ponto é preferível esperar pelos desígnios da natureza? Haverá número-limite de vómitos? Quando é que tenho de passar à ação e levar o animal ao veterinário?

Com estas dúvidas em mão, nada melhor que testar a mais recente – e única – linha de atendimento exclusivamente direcionada para animais. Telefone na mão, o 760450911 marcado, e vamos ver no que dá.

O atendimento é automático e promete devolver a chamada de seguida. Quase não dá tempo de pressionar o botão vermelho que dita o fim da conversa unilateral quando toca novamente e, desta vez, com uma voz bem longe de automatismos. Um dos enfermeiros veterinários de serviço faz perguntas sobre a dona, o animal e o problema de saúde. Logo no primeiro minuto ficamos a saber que só o facto de se tratar de um Jack russell explica metade do problema “São cães de caça e, por isso, têm uma hiperatividade associada, e nem sempre sabem canalizá-la da melhor maneira”, explica. Vai daí que deixar o cão sem supervisão não seja a melhor ideia e, caso seja inevitável, o melhor é dar-lhe bonecos próprios para roer e bolas que sejam suficientemente grandes para que não as possa engolir. Se mesmo assim ele continuar a direcionar mal o alvo de caça, é sempre preferível uma ida ao veterinário ou uma chamada prévia para a Saúde Animal 24.

Tal como explica o seu fundador, a consulta médica “é extremamente importante e nunca é substituível”, nem mesmo por este serviço de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia. “O nosso objetivo não é dar consultas – nem nos é permitido por lei –, mas sim perceber a gravidade da situação e aconselhar os donos”, acrescenta Salvador Falcão. Foi exatamente por sentir, ao longo do seu percurso profissional, que a maior parte das dúvidas dos donos ficam por esclarecer que, juntamente com a colega Carolina Rebelo, criou uma linha telefónica a que qualquer um pode recorrer. “Estamos preparados para responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública, encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência”, refere.

Tira-teimas

O problema do Cocas está na lista dos mais comuns. Apesar de recente, já é possível estabelecer um top–3 das dúvidas que os donos apresentam mais vezes: comportamentos, problemas do sistema respiratório e, lá está, problemas gastrointestinais. A Saúde Animal 24 está assim preparada para apoiar, fazer a triagem, dar aconselhamento e fazer o acompanhamento de situações de saúde mais complexas em todo o país, articulando-se com os centros de atendimento médico-veterinários da área geográfica em que se encontra o animal no momento do incidente. Para isso, a equipa divide-se em dois: de um lado, os enfermeiros que atendem as chamadas e seguem os protocolos de triagem; e, do outro, os médicos que supervisionam o serviço.

Quando fundaram o projeto, Salvador e Carolina tinham em mente dois números: cerca de 70% dos gatos e 40% dos cães nunca foram vistos por um veterinário ou foram apenas a uma consulta. “Se não vão será por falta de informação sobre os cuidados a ter ou, infelizmente, por razões económicas.” Neste caso, a chamada custa 0,60 euros+IVA, independentemente da sua duração. Aliás, foi criada uma mecânica em que é a própria linha a ligar de novo assim que recebem a chamada. Do outro lado, a resposta é garantida e eficaz, tanto é que molas, pantufas e tapetes passaram a estar longe do espírito caçador do Cocas.

Existe em Lisboa um hospital veterinário solidário. O grupo Alma Veterinária abriu uma nova unidade O veterinário Bruno Santos lançou um serviço de veterinário ao domicílio. O Hospital Veterinário da Arrábida é um dos mais completos do país. Aqui, além de cirurgia e internamento, há serviço de reabilitação feito com sistema de hidroterapia.Hospital solidário