A Reserva Federal norte-americana decidiu quarta-feira subir os juros de referência em 25 pontos percentuais. Os efeitos fizeram-se logo sentir nos mercados. E uma das consequências é uma nova subida dos preços dos combustíveis já próxima semana.
Com o euro em mínimos de 14 anos, próximo da paridade com o dólar, as importações de petróleo vai ficar bem mais caras para Portugal. Além dos efeitos dos juros, o petróleo está também a disparar nos mercados após o acordo para o corte da produção por parte da OPEP a que se juntaram outros países produtores fora do cartel. Tanto a gasolina como o gasóleo ficaram mais caros nos mercados internacionais numa semana em que os preços da matéria-prima tocaram máximos de ano e meio, acima dos 55 dólares por barril.
O preço médio semanal de ambos os produtos subiu 1,75%, mas isto em dólares. Em euros, aumentaram ainda mais: 2,6%.Esta variação, resultante dos mínimos de mais de uma década atingido pelo euro (baixou dos 1,05 dólares), vai levar a aumentos de um a 1,5 cêntimos no valor de venda tanto da gasolina como do gasóleo, segundo dados da Bloomberg.