2017. Um ano de futebol para quase todos os gostos

2017 começa com a Taça de África e terá, em Junho, a Taça das Confederações na qual Portugal participa como detentor do título de campeão da Europa. Mas também é ano de Campeonato do Mundo de Atletismo e de Jogos da Lusofonia…

Janeiro
Feras à solta no Gabão

O ano começa com uma daquelas competições que costumam provocar azia aos clubes europeus – a Taça de África. Este ano disputada no Gabão, entre 14 de Janeiro e 4 de Fevereiro, concentrará muitos jogadores que desfalcam equipas de campeonatos diversos. É, contudo, uma prova de enorme interesse. O estilo do jogo é mais liberto de amarras tácticas, há uma sedução pelo futebol bonito, o público é extraordinário na forma como se apresenta nas bancadas. África pura. 

Uma selecção de língua portuguesa estará presente: a Guiné-Bissau. Proeza assinalável já que é uma estreia absoluta para aqueles que são conhecidos pelos Djurtus, uma espécie de mabeco que habita o território. Aliás, outra das curiosidades da Taça de África das Nações são as alcunhas. Cada selecção tem um nome que a distingue. Desde os Faraós doEgipto, às Estrelas Negras do Gana, passando pelos Elefantes da Costa do Marfim e pelos Leões Indomáveis dos Camarões. Sinónimo de festa, não podia o futebol de 2017 começar de melhor maneira. Sobretudo para aqueles que tentam encontrar nele ainda algo de diferente.

Fevereiro
«American Fever»

Febre Americana, sim senhor. Falamos do Superbowl, este ano na sua 51.ª edição, marcada para 5 de Fevereiro. Ponto mais alto do Futebol Americano, é um dia de enorme entusiasmo, pondo frente a frente o vencedor da American Football Conference (AFC) – os Denver Broncos – e da National Football Conference (NFC) – os Carolina Panthers – num evento agendado para NRG Stadium em Houston, Texas. Ao intervalo entra em campo Lady Gaga para que a alegria não esmoreça.

Março
Pela quarta vez na América

De 9 a 22 de Março. 4.ª Edição do Baseball World Classic. Basicamente, um campeonato mundial de basebol, com sede em quatro países:Japão (Tóquio), México (Guadalajara), Coreia do Sul (Seul) e Estados Unidos (Miami). A decisão será jogada em Los Angeles. Participam:Canadá, China, Cuba,Itália, Japão, Holanda, Porto Rico, Coreia do Sul, Estados Unidos, Venezuela, Austrália, Colômbia, México e Israel. Outra festa americana, embora saibamos que, por exemplo, noJapão e em Cuba o basebol é desporto nacional.

Maio
Bela Inglaterra!

Se há momento bonito no futebol esse é, sem dúvida, o da velhinha Taça de Inglaterra. Marcada para dia 27 de Maio, noEstádio de Wembley, continuará a ser o ponto alto do jogo para os seus inventores ingleses.

Junho
Campeões…

Em 2017, a final da Liga dos Campeões será disputada no Millenium Stadium, emCardiff, País de Gales. Dia 3 de Junho saberemos quem vai suceder ao Real Madrid. Podendo mesmo ser o próprio Real Madrid. Mas há duas equipas portuguesas ainda em prova. 

Junho
Ao sabor do vento

Um dos mais antigo troféus desportivos de todos os tempos: a America’s Cup. Ponto alto da vela, disputa-se desde 1851 quando uma equipa inglesa desafiou uns americanos para uma corrida em redor da Ilha deWight. Terá lugar nas Bermudas, entre 17 e 27 de Junho.

Junho
Falados em português

São os Jogos da Lusofonia, marcados para Maputo, Moçambique. Quarta edição que põe em liça diversas modalidades dos países que falam a língua portuguesa. Serão doze os países participantes:Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Índia (Goa, Damão e Diu), Sri Lanka, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Uma oportunidade para divulgar não apenas o desporto como a cultura portuguesa em geral.

Junho/Julho
Na Rússia

Taça das Confederações. De 17 de Junho a 2 de Julho, os campeões de futebol de todos os continentes juntam-se na Rússia para uma prova que servirá de teste para a próxima fase final do Campeonato do Mundo, em 2018. Pela primeira vez, Portugal estará presente, ostentando o seu título deCampeão da Europa. Oitava edição de uma prova que já foi ganha quatro vezes pelo Brasil, terá como participantes a Rússia – por ser país organizador –, a Nova Zelândia, México, Chile, Alemanha, Austrália e o vencedor da Taça de África. Portugal foi sorteado para o Grupo A. O calendário lusitano é o seguinte: 18 de Junho – Portugal-México, na Kazan Arena, em Kazan; 21 de Junho – Rússia-Portugal, Otkrytiye Arena, em Moscovo; 24 de Junho – Nova Zelândia-Portugal, no Krestovsky Stadium, em S. Petersburgo. Será o regresso da selecção nacional às grandes competições, numa altura em que se espera já esteja bem encaminhada na qualificação para o Mundial do ano seguinte.

Julho
Em redor do Hexágono
A mais extraordinária prova do ciclismo mundial, com um charme inigualável, a Volta a França regressa às estradas do Hexágono durante os dias 1 e 23 de Julho.

Agosto
Capital do atletismo

Londres! De 4 a 13 de Agosto, os grandes desportistas de todo o planeta juntam-se em Inglaterra para mais uma edição, a 16ª, do Campeonato do Mundo de Atletismo. Inicialmente estudado para se disputar de quatro em quatro anos, o evento passou, mais tarde, a disputar-se de dois em dois. O Mundial de 2019 já está marcado para o Catar, país que está definitivamente na moda no que ao desporto diz respeito.

Setembro
Pedalando…

Organizado pela União Ciclista Internacional, oCampeonato doMundo de Ciclismo de Estrada vai ter lugar na Noruega, em Bergen, entre 17 e 24 de Setembro. A competição existe desde 1921 e compreende também, desde 2012, as modalidades de contra-relógio individual e por equipas.

Setembro/Outubro

Artisticamente

De 27 de Setembro a 9 de Outubro, em Montreal, noCanadá, o Campeonato do Mundo de Ginástica Artística vai decorrer perante o interesse de todos aqueles que são apaixonados por uma modalidade que não costuma deixar ninguém indiferente. O primeiro Mundial disputou-se em 1903, em Antuérpia. A partir de 1991, a competição passou a decorrer anualmente.