Duarte Marques diz que o PSD não está disposto a pagar a factura do aumento do salário mínimo nacional (SMN).
O deputado social-democrata justifica a posição assumida pelo partido contra a descida da TSU para as empresas e argumenta que não foi com o PSD que o governo negociou um aumento "mais expressivo" do salário mínimo, mas sim com os partidos de esquerda. "Se o conseguiram com estes partidos para um aumento mais expressivo do SMN, porque haveriam de apelar ao PSD para que seja este a pagar a ´factura` do que fizeram?".
Duarte Marques afirma, nas redes sociais, que "o governo enganou e usou a concertação social e mentiu aos parceiros sociais e ao país".
O deputado do PSD refere a conversa entre Augusto Santos Silva e Vieira da Silva e escreve: "não houve até um ministro que deu os parabéns a outro por ter dominado a feira de gado? Pelos vistos, o ´gado` tem uma postura muito mais séria do que o governo e o Partido Socialista. Afinal o gado não eram os parceiros sociais".
O PSD anunciou na quinta-feira que vai votar ao lado da esquerda contra a descida da TSU. Os patrões já exigiram que uma solução alternativa.