Um homem decidiu publicar um comentário racista no Facebook e conversar com outros utilizadores sobre ‘os perigos’ de contratar refugiados. O que ele não estava à espera era que a sua interviesse e largasse ‘uma bomba’ nesta rede social.
De acordo com o Independent, o homem, cuja identidade não foi revelada, publicou uma imagem – que não é exibida na sua totalidade no artigo citado – e escreveu: “esta imagem serve como argumento para mostrar o porquê de os imigrantes não terem (nem nunca terão) a capacidade de manter uma posição decente no nosso país [EUA]”.
Uma pessoa respondeu a este comentário, dizendo “tens razão, nunca terão nem nunca deveriam ter direito a isso! Ainda bem que não tens nenhum destes no teu escritório”. “Bom, deve haver uma razão para o meu banco não ter nenhum destes em cargos importantes. Quer dizer, confiarias o teu dinheiro a um imigrante? Acho que isto já não tem a ver apenas com a cor da pele. Agora, para além daqueles que vêm de África, Tailândia, Índia, Paquistão, China,… Temos cada vez mais a chegar da Argentina, Rússia, Polónia, Roménia e de outros países”, respondeu o homem.
É nesta altura que, segundo o Independent, a mãe do autor do comentário interveio e disse ao seu filho aquilo que eles não estava preparado para ouvir.
“Meu querido, não gosto nada de interromper esta orgia racista entre ti e o teu amigo “ingénuo”. Nunca tivemos intenção de te contar isto, e se calhar não devia fazê-lo agora, mas desta vez ultrapassaste os limites. Por isso, mereces ouvir isto”, começou por escrever a mulher.
“Quero apenas dizer-te que nós (eu e o teu pai) adotámos-te há 23 anos (quando tinhas 2). Fazias parte de uma família arménia que, na altura, vivia em Sofia, na Bulgária. Não é nada de que devas ter vergonha. Acabaste por ser um jovem banqueiro bem-sucedido com uma vida maravilhosa. Pelos vistos, esses ‘estrangeiros horríveis’ com os seus ‘genes sujos’ são mesmo capazes de alcançar algo na vida. PS: continuamos à tua espera para almoçarmos juntos no domingo. Vou fazer esparguete à bolonhesa. Espero que não seja demasiado ‘estrangeiro’ para o teu gosto”, concluiu a mulher.
Os comentários foram entretanto apagados do Facebook.