Roupa preta, máscara de raposa e vontade de pôr fim à caça deste animal em Portugal. É este o apelo lançado por um movimento cívico que quer a abolição das batidas no país. O protesto está marcado para o próximo sábado, 4 de março, na Praça do Comércio, em Lisboa.
“Pelo menos 142.480 raposas foram mortas entre 2005 e 2015 e, apesar de em Portugal ser permitida a caça da raposa de acordo com a lei, as raposas fazem parte do ecossistema e por tal cresceu este movimento para a abolição da caça à raposa em Portugal e para procurar formas de convivência mútua e em equilíbrio natural”, explica em comunicado o movimento.
“Este ano foram realizadas entre 15 a 20 batidas durante os meses de janeiro e fevereiro, precisamente durante a época de acasalamento, em que as raposas são mais suscetíveis de caçar”, adiantam ainda.
Foi criada uma petição que já vai em mais de 7500 assinaturas e que os promotores pretendem entregar na Assembleia da República. A manifestação do próximo sábado é mais uma iniciativa para aumentar a sensibilização da população.
Um dos peticionários e membros do movimento é o paleontólogo Octávio Mateus.