Baleia pouco conhecida foi avistada ao largo dos Açores

Espécie raramente é avistada 

Uma baleia bicuda de True, que até hoje tinha sido muito pouco observada viva foi avistada e filmada ao largo dos Açores. Muitos cientistas passam anos a tentar registá-la mas sem sucesso.

Foi agora divulgado, por alguns investigadores, o primeiro vídeo submarino deste cetáceo. O vídeo foi gravado, por acaso, por um grupo de estudantes ao largo dos Açores.

Esta espécie pertence à família Ziphiidae, que inclui 22 espécies de baleias com dentes, também conhecidas por baleias bicudas. Algumas estão entre os grandes mamíferos mais mal conhecidos em todo o mundo.

Estes animais passam longos períodos debaixo de água, portanto há espécies que se confundem entre si e são difíceis de identificar no mar.

O vídeo foi filmado junto à ilha do Pico e foi captado com uma (pequena) câmara subaquática durante uma viagem educativa por um grupo de estudantes do programa Master Mind, num bote de borracha.

 

Os investigadores divulgaram também o que consideram ser a primeira fotografia de uma cria de baleia bicuda de True, captada ao largo da costa açoriana, em maio de 2015.