Através do Núcleo Proteção Ambiental (NPA), o Comando Territorial de Setúbal da GNR recuperou 69 animais que estavam fechados numa casa, por falta de condições e maus tratos,no passado dia 9 de maio, em Alhos Vedros, na Moita.
A busca domiciliária à residência realizou-se no âmbito de uma investigação dirigida pela Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Moita. A casa já tinha sido alvo de algumas denúncias, dando conta de que os animais viviam em más condições e eram alvos de maus-tratos.
As autoridades fizeram uma triagem e um exame médico a todos os animais, tendo sido recuperados 43 cães, 25 gatos e uma ave da espécie Gaio Comum.
Os cães e os gatos foram reencaminhados para o Centro de Recolha Oficial do Barreiro e da Moita para posteriormente serem assistidos medicamente e serem acolhidos, ficando o centro com a guarda dos animais.
O pássaro, por se tratar de uma espécie protegida, foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas da Reserva Natural do Estuário do Tejo, em Alcochete.