Fátima começa a encher para as celebrações do Centenário das Aparições mas, por agora, o trânsito ainda circula normalmente, os cafés têm mesa e, ao início da tarde, ainda não era difícil estacionar. As forças de segurança garantiram que haverá sempre um militar da GNR em linha de vista e essa presença é notória. Na avenida principal de Fátima, Av. D. José Alves de Correia, os coletes refletores dos militares são já mais de duas dezenas. Amanhã, o cordão policial será reforçado e a partir das 9h já não será possível circular nesta avenida, que só reabrirá à circulação automóvel depois da partida do Papa.
A 24 horas da chegada de Francisco, os peregrinos dividem-se entre as tendas e caravanas improvisadas em carrinhas de caixa aberta nos parques de estacionamento de terra batida, na Via Sacra e no próprio recinto do santuário, onde Francisco chegará amanhã pelas 18h15, para um momento de oração junto da Capela das Aparições
Antes disso, a viagem do Papa até ao santuário vai percorrer algumas ruas de Fátima. Para quem queira posicionar-se num local estratégico para ver Francisco, importa saber que o papamóvel vai entrar em Fátima pela rotunda sul, seguindo pela Av. D. José Alves de Correia.
Está previsto que a viagem dure 40 minutos e é possível que Francisco peça para parar e saudar os peregrinos. Essa hipótese foi deixada em aberto pela Secretária de Estado Isabel Oneto no programa Prós e Contras. A governante admitiu que o protocolo está preparado para isso caso seja essa a intenção do Papa.
Esta tarde, a família da criança brasileira que sobreviveu a uma queda há quatro anos, depois de irmãs carmelitas terem rezado a pedir a intervenção dos pastorinhos, falou à imprensa. O casal brasileiro, na casa dos 30 anos, contou que o rapaz fez duas paragens cardíacas e esteve em estado crítico. Após as orações daquela comunidade religiosa, que rezaram apenas a Francisco e Jacinta, acordou sem sequelas. Foi este milagre aprovado pelo Papa em março que levou ao anúncio de que os dois irmãos do lugar de Aljustrel seriam canonizados nesta primeira visita de Francisco a Portugal.
PROGRAMA COMPLETO
12 de maio (sexta)
16h20 Chegada à base aérea de Monte Real. Cerimónia de boas-vindas.
16h35 Encontro privado com Marcelo
16h55 Visita à Capela da base aérea
17h15 Deslocação em helicóptero até o Estádio de Fátima
17h35 Chegada ao estádio e deslocação para o santuário e início da viagem até ao santuário
18h15 Visita à Capelinha das Aparições
21h30 Bênção das Velas e recitação do rosário
13 de maio (sábado)
9h10 Encontro com o primeiro-ministro
9h40 Visita à Basílica de N. Sra. do Rosário de Fátima
10h00 Missa e canonização de Francisco e Lúcia
12h30 Almoço com bispos portugueses
14h45 Cerimónia de despedida na base aérea de Monte Real