O socialista Jorge Coelho considera que a ruptura entre Rui Moreira e o PS veio provar que "não havia um entendimento com grande solidez". No programa Quadratura do Círculo, na SIC, o ex-ministro socialista garantiu que "90% da verdade ainda está por saber, mas vai saber-se".
Há coisas que eu sei que são muito divertidas", acrescentou Jorge Coelho. O socialista, em reacção ao comentário de Lobo Xavier que afirmou que o atual presidente da câmara do Porto de uma maneira hábil "conseguiu pôr o PS a seus pés", defendeu que "o PS nunca pode estar aos pés de ninguém".
O socialista aconselhou, porém, os socialistas a serem contidos nas críticas ao trabalho desenvolvido por Rui Moreira à frente da câmara do Porto. "Considero uma asneira aparecerem algumas vozes a dizer mal dele quando andaram vários anos a elogiá-lo. Não é por aí que a estratégia deve ser seguida".
Já o ex-ministro socialista Pedro Silva Pereira considerou que Rui Moreira cometeu um erro ao romper o acordo com o PS e ceder "às pressões internas do seu movimento a propósito de lugares".
Silva Pereira defendeu, na TVI, que Manuel Pizarro tem todas as condições para fazer uma boa campanha e que "muito do que aconteceu de mais positivo no Porto foi com o contributo do Partido Socialista".