O presidente da Comissão Europeia esqueceu-se do país mais ocidental do seu continente, ou pior ainda, não conhece a sua geografia, ao dizer que a Europa vai de Espanha à Bulgária.
A Europa deve ser uma União de igualdade. Igualdade entre os seus membros, grandes e pequenos, de Leste e de Oeste, do Norte e do Sul. Não se enganem, a Europa estende-se de Vigo a Varna. De Espanha à Bulgária", afirmou Jean-Claude Juncker durante o discurso sobre o Estado da União no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
O líder da Comissão Europeia pretendia defender o alargamento do Espaço Schengen à Roménia e à Bulgária, mas teria sido conveniente conhecer a geografia dos países que já pertencem à livre circulação de pessoas e bens, como é o caso de Portugal.
O erro ou esquecimento não passou despercebido aos eurodeputados, em especial aos portugueses, Marisa Matias chegou mesmo a publicar um post no qual perguntava se Juncker já estaria assumir que Portugal estaria fora da União Europeia.
"A Europa vai desde Espanha até à Bulgária" 😳 #Juncker no estado da União. Ja assumiu que estamos de fora? #SOTEU pic.twitter.com/fhshK3h6R0
— Marisa Matias (@mmatias_) 13 de setembro de 2017