A empresa de recrutamento de Michael Page realizou um estudo, em que entrevistou 564 candidatos e 25 consultores de recursos humanos em Portugal.
O objetivo é desvendar e mostrar aquilo que os recrutadores mais dão valor nos currículos de quem se candidata a entrevistas de emprego.
Criatividade e novas tecnologias
Na era em que vivemos, a era das tecnologias, cerca de 84% dos consultores considera que fortalece o currículo incluir o contacto de skype. Esta opinião foi partilhada por mais de metade dos candidatos entrevistados – 51,2%.
Por outro lado, incluir um endereço de email não é valorizado por nenhuma das partes.
Outra conclusão mostra ainda que 45,7% dos candidatos acredita que incluir os links dos perfis das redes sociais fortalece o currículo, e 68% dos consultores partilha a mesma opinião. A grande maioria dos inquiridos- 76,8% – diz ainda que incluir uma fotografia própria no CV é outraforma de fortalecer o documento.
Tom de escrita e informação extra
De acordo com o estudo, "é importante descrever com palavras-chave o trabalho e funções das experiências profissionais", sendo este fator importante para 91,8% dos candidatos e para todos os consultores que analisam, em média, cerca de 100 currículos por dia.
O tom de escrita casual não é aconselhado, suma vez que a maioria dos candidatos (49,1%) e a maioria dos consultores (56%) consideram que pode fazer com que o texto fique enfraquecido.
Assim, 89,9% dos candidatos considera importante adotar um tom profissional, opinião que também é partilhada por 96% dos consultores.
Escrever o CV na primeira pessoa?
Há duas opiniões. A maior parte dos candidatos, 46,6% considera que isso pode fortalecer o currículo, em oposição à maioria dos consultores (44%), que acredita que um currículoescrito na primeira pessoa é um currículo muito mais fraco.
Experiência de trabalho
Cerca de 78,5% dos entrevistados afirma que fortalece o currículo se permanecer na empresa mais do que dois anos. Os consultores, segundo o estudo, também pensam da mesma maneira, uma vez que 92% concorda com os entrevistados.