Por serem cheios de palavras às vezes indecifráveis e escritos com uma letra mínima, os rótulos dos alimentos são muitas vezes ignorados na hora de escolher um produto da prateleira do supermercado. É exatamente essa tendência que a Deco quer inverter.
A Associação para a Defesa do Consumidor lançou a campanha “De Olho no Rótulo” para que os consumidores tenham a noção das quantidades de açúcar, sal e gordura que cada alimento tem, até porque a legislação obriga a que essa informação seja sempre apresentada nas embalagens.
Para que esses número passem a ser de fácil interpretação, a Deco criou dois cartões, um relativo a bebidas e outro a alimentos, nos quais os valores aparecem sinalizados com as cores do semáforo: verde, vermelho e amarelo.
Os produtos sólidos são avaliados por cada 100 gramas e os líquidos por cada 100 mililitros. É através dessa quantidade que são medidos os níveis de gordura, açúcar e sal dos alimentos. Por exemplo, por cada cem gramas de alimento, é aceitável que chegue até às três gramas de gordura, 5 gramas de açúcar e 0,3 gramas de sal. Já quando os valores ultrapassam os 17,5 gramas de gordura, os 22,5 de açúcar ou os 1,5 gramas de sal, os valores já aparecem a vermelho.
A Deco lembra que 5,9 milhões dos portugueses são obesos ou já exibem características de pré-obesidade. Além disso, prevalecem as doenças como a hipertensão arterial e a diabetes, associadas ao excesso de açúcares, gorduras e sal. “As patologias podem ser prevenidas com alterações no estilo de vida e na alimentação”, garante a associação.