Na terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público foram colocados 1602 estudantes. Dá-se assim por encerrado o Concurso Nacional de Acesso 2017, através do qual ingressaram 46544 alunos – 59% no ensino universitário e 41% no ensino politécnico.
Os resultados da terceira fase foram divulgados esta sexta-feira no site da Direção-Geral do Ensino Superior, e vêm confirmar as previsões da Direção Geral do Ensino Superior, que tinha estimado a entrada de cerca de 47 mil novos alunos.
Em comunicado enviado à comunicação social, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revela que, este ano, as admissões na terceira fase registaram um aumento de 3% comparativamente ao ano passado.
Mas as boas notícias não ficam por aqui: em 2017, 91.6% das vagas colocadas a concurso ficaram preenchidas. No ano passado, a percentagem ficou-se pelos 89.5%.
Terminado o concurso, sobram 2569 vagas, um número que mais uma vez supera o de 2016, em que 3483 vagas ficaram por preeencher. As vagas disponíveis vão agora ser usadas em concursos especiais e nos casos dos alunos que queiram mudar de curso.
Somando todas as vias de ingresso, a Direção-Geral do Ensino Superior estima que entrem cerca de 73 mil novos alunos.