Restaurantes, tascas, chefs, clientes, jantares, cozinhas de autor, street food, you name it. Não há nada relacionado com gastronomia que escape à Lisbon Food Week, uma semana totalmente dedicada ao tema.
Depois de uma primeira edição em 2016, a deste ano chega ainda mais completa, sob alçada de três entidades organizadoras: as Edições do Gosto, a Essência do Vinho e a Masemba.
Mas falemos de comida, que é isso que nos junta e aqui há para todos os gostos. A Lisbon Food Week sugere uma rota de restaurantes escolhidos a dedo pela equipa da Edições do Gosto, responsável pela revista de gastronomia Inter Magazine. São eles: Boi-Cavalo,Food Corner do Mercado da Ribeira,Balcão, Peixaria e Tasca da Esquina,Feitoria,Padaria Gleba, Café Garrett e o Rib Beef & Wine.
Mas como nunca se diz não a uma boa tasca, também há uma lista preparada para quem quer provar o que de mais tradicional a nossa cozinha tem. O jornalista Tiago Pais compilou-as no seu livro “As 50 Melhores Tascas de Lisboa” e, para esta edição especial, escolheu duas sugestões de pratos diários para cada dia da LFW. Entre eles estão o bacalhau à brás da 'Antiga Casa Faz Frio', o arroz de moelas com gambas do 'Pomar de Alvalade', o entrecosto com arroz de feijão do 'Zé dos Cornos', o arroz de gambas, às terças, d’ O Buraquinho' ou o cozido à portuguesa da 'Imperial de Campo de Ourique'.
Há ainda uma série de jantares especiais, durante os quais os chefs se juntam para desenvolver um menu sobre determinado tema. No dia 3 de Novembro, no Espaço Espelho de Água, António Alexandre, Viriato Pã, Celestino Grave, Rui Manuel e William Ferro Melo preparam um jantar dedicado ao tema ‘Lusofonia: Uma Linguagem Gastronómica Comum’. Com data dupla – 3 e 8 de Novembro – o jantar “A Raposa e o Lobo" acontece no Cave 23, com Bernardo Agrela a ficar responsável pelos pratos e Constança Cordeiro pelos copos. Dia 4 de novembro, Vitor Adão vai interpretar a cabidela na Cozinha popular da Mouraria. Também dia 4, mas ao pequeno-almoço, Ana Leão prepara uma refeição australiana no Café Garrett.
E como os portugueses quando comem já estão a pensar – e a falar – sobre a próxima refeição, é quase obrigatório que haja um espaço dedicado às conversas gastronómicas. No dia 6 de novembro, Hugo Brito e Tiago Feio falam sobre o desafio que é abrir um restaurante. Já no dia 9, a conversa faz-se no feminino com o “Mulheres com Tomates”, um evento que junta sete mulheres do mundo da gastronomia, vinhos e bar.
A LFW acolhe também um outro evento já veterano: o Congresso dos Cozinheiros, entre 11 e 13 de novembro. Este ano, esta semana especial integra também a 18ª edição do Encontro com Vinhos, Encontro com Sabores, de 10 a 13 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Trata-se de um evento organizado pela Revista de Vinhos e que conta com a presença de mais de 400 produtores.
Num texto com carateres limitados não há espaço para longas listas, mas todas elas podem ser consultadas no site oficial do Lisbon Week Food.