Pedro Santana Lopes e Rui Rio já reagiram este domingo à entrevista de Nuno Morais Sarmento na edição do jornal Sol desta semana. Santana Lopes considera as declarações "tristes" e "inaceitáveis", enquanto Rio desvaloriza ao defender que "se o PSD não muda, não faz sentido votar no PSD".
Para Santana Lopes "são declarações muito infelizes". "Uma pessoa não pode dizer ao ser militante de um partido que se não ganhar o [candidato] que ele prefere que vai votar noutro partido", afirmou o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Santana Lopes deixa ainda um desafio ao adversário: "O Dr. Rui Rio tem de esclarecer se subscreve ou não essas declarações e se mantém o Dr. Nuno Morais Sarmento como mandatário nacional"
Rio não tardou a pronunciar-se sobre a entrevista: "Aquilo que eu li das declarações do Dr. Morais Sarmento foi assim: se o PSD não mudar, se for para fazer igual ao PS então podemos votar no PS" afirmou o ex-autarca do Porto aos jornalistas. "O PSD tem de mudar, seja comigo, seja com o Dr. Santana Lopes". Rio defende que o seu mandatário nacional não estava a dizer que votará em Costa caso seja Santana Lopes a vencer a liderança do PSD, "o que ele diz é que se o PSD não mudar, não faz sentido votar no PSD. O PSD tem de mudar e tem de mudar o país", rematou.
Almeida Henriques, mandatário nacional de Pedro Santana Lopes na campanha à liderança do PSD também se pronunciou afirmando que ficou surpreendido e ofendido com as palavras do homólogo. "Nunca me passaria pela cabeça fazer a apologia do Dr. António Costa se o candidato que apoio não for ganhador" afirmou Almeida Henriques acrescentando que "o PSD tem a sorte de ter dois excelentes candidatos à liderança, com história e provas dadas". O mandatário nacional desafiou Morais Sarmento a apoiar Costa, "se acha que António Costa está a fazer um bom trabalho", se não foi isso que quis dizer então deveria ter "humildade" e "pedir desculpa ao Dr. Pedro Santana Lopes e ao PSD".