Foram publicados esta tarde os avisos de abertura dos concursos para contratação para o Serviço Nacional de Saúde dos médicos que terminaram a especialidade em 2017, tanto de Medicina Geral e Familiar como de especialidades hospitalares. Embora o concurso dos médicos de família tenha tido luz verde mais cedo do que o dos especialistas hospitalares, os procedimentos concursais acabaram por arrancar ao mesmo tempo.
O i noticiou na edição de hoje a demora na abertura do concurso destinado aos novos médicos de família, que estava a gerar algum desânimo entre os clínicos. Em causa, 110 vagas autorizadas a 21 de fevereiro, a que agora podem finalmente candidatar-se os médicos que terminaram a especialidade em novembro. Até aqui, os médicos à espera não tinham qualquer indicação oficial do que se passava com o concurso. Informalmente foi-lhes dito inclusive que poderiam só iniciar funções em maio. Ao i, o ministério da Saúde respondeu entretanto que conta ter estes médicos em funções no prazo de três semanas.
Quanto aos especialistas hospitalares e de saúde pública, a maioria à espera de concurso desde abril do ano passado, o concurso com 503 vagas abriu igualmente esta tarde. A autorização das Finanças foi dada na passada quarta-feira. Aqui, há uma nova frente de contestação, já que no ano passado houve cerca de 700 médicos a concluir este tipo de especialidades e não abriram vagas para todos.
Pode consultar os concursos na série II do Diário da República desta terça-feira.
Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.
Procedimento concursal conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente, da área de Medicina Geral e Familiar
Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.
Procedimento concursal conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente das áreas hospitalar e de saúde pública