Incêndios. Ex-secretário de Estado ainda está a ler relatório

O ex-secretário de Estado da Administração Interna não se quer pronunciar já sobre o relatório técnico ontem divulgado sobre os incêndios de outubro.

"Ainda estou a começar a ler", justificou-se Jorge Gomes depois de confrontado pelos jornalistas sobre o relatório de 300 páginas sobre os incêndios de outubro ontem entregue pela comissão técnica na Assembleia da República.

O agora deputado do PS recusou fazer uma análise ao documento que aponta para falhas no reforço dos meios apesar das previsões meteorológicas que aconselhavam ao prolongamento da fase Charlie em outubro.

Depois de se saber que o Governo optou por não reforçar os meios em outubro, Jorge Gomes não comenta as declarações da oposição que considera que o relatório vem comprovar que o Estado falhou na proteção às populações.

"Só vos peço que me dêem algum tempo para eu poder ler o relatório e não fazer declarações precipitadas", disse aos jornalistas à entrada do plenário da Assembleia da República, explicando que considera o tema demasiado sensível.

"A mim pessoalmente marcou-me muito e marcou-me para a vida toda", disse.

Minutos depois de Jorge Gomes falar aos jornalistas, a ex-ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa recusou fazer qualquer comentário enquanto se dirigia ao plenário da Assembleia da República.