António Arnaut. Dia de luto nacional na terça-feira

‘Pai’ do SNS morreu esta segunda-feira

O Presidente da República informou esta segunda-feira que aceitou a sugestão do primeiro-ministro e decretou para amanhã, dia 22 de maio, um dia de luto nacional em homenagem a António Arnaut.

"O Decreto do Governo que declara luto nacional no dia 22 de maio será assinado ainda hoje", refere a nota, publicada no site da Presidência da República.

Na nota, Marcelo Rebelo de Sousa refere que já apresentou as condolências à família de Arnaut, um homem que "ficará para sempre inscrito na memória da democracia portuguesa como combatente pela liberdade, fundador e presidente do Partido Socialista e 'pai do Serviço Nacional de Saúde', razões pelas quais lhe atribuí a 25 de abril de 2016 a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade".

"António Arnaut deixa-nos um exemplo ímpar de republicanismo cívico e de patriotismo humanista, que os milhões de utentes do Serviço Nacional de Saúde – e, no fundo, todos os portugueses – jamais esquecerão", conclui o Presidente da República.

Recorde-se que António Arnaut, considerado o ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde, morreu esta segunda-feira, em Coimbra. Tinha 82 anos.