Meios aéreos. CDS quer Eduardo Cabrita no Parlamento

Declarações do deputado Telmo Correia

Meios aéreos. CDS quer Eduardo Cabrita no Parlamento

O CDS vai pedir a ida do ministro da Administração Interna ao Parlamento. O objetivo é que Eduardo Cabrita explique o valor pago pelos meios aéreos de combate aos incêndios, que "é o dobro da proposta inicial", explicou o deputado Telmo Correia.

Esta foi a reação do deputado do CDS à notícia de hoje do Expresso, que diz que os 28 helicópteros contratados pelo governo na semana passada são “um negócio custoso para o erário público".

"Os quatro contratos agora celebrados com quatro empresas ascendem a pouco mais de 11,5 milhões de euros, valor acima do montante que o Estado contava gastar na alocação daquelas aeronaves. No segundo concurso, o valor era de 15,7 milhões de euros (para 2018 e 2019). Dividindo por dois, obtém-se um valor de 7,85 milhões de euros por ano, o que torna os ajustes diretos 47% mais caros", explica a notícia.

Telmo Correia diz que o governo tem de explicar estes números, uma vez que "o governo está a adquirir os meios por quase o dobro da previsão inicial”.

O deputado anunciou que o CDS irá entregar na segunda-feira um requerimento a solicitar a ida de Eduardo Cabrita ao Parlamento, por forma a explicar "a forma negligente como o governo está a gerir esta matéria", afirma.