Só 9% dos idosos portugueses são saudáveis

Um estudo europeu põe Portugal no final da lista

Segundo o Do-Health – um estudo europeu sobre envelhecimento – os idosos portugueses têm baixos níveis de saúde, quando comparados com os de outros países.

Dos 2157 participantes distribuídos pela Alemanha, Áustria, França, Portugal e Suiça, apenas 9% da população idosa portuguesa foram considerados saudáveis na primeira visita clínica. Do outro lado da lista está a Áustria registou com mais de metade (58%) dos idosos saudáveis, seguida da Suíça (51%), da Alemanha (38%) e da França (37%).

“Estes resultados não nos surpreendem, mas preocupam. Temos os idosos menos saudáveis a todos os níveis, cognitivo e físico. É, sem dúvida, um problema relevante de saúde pública”, afirma José António Pereira da Silva, líder da equipa de investigadores da Clínica Universitária de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). “Há a considerar todo um conjunto de recursos sociais com efeito na saúde dos idosos, que vão desde o valor das pensões até à facilidade de acesso à saúde. Há ainda um fator que eu presumo ser muito determinante que é o nível educacional”, acrescenta referindo-se às causas.

Para o investigador, “há alguns sinais preocupantes em Portugal do ponto de vista do Serviço de Saúde. Por um lado, vai diminuindo a acessibilidade aos serviços públicos – por exemplo, a redução do acesso aos transportes de doentes – e, por outro, uma aposta que me parece deliberada dos partidos do arco de governação na medicina privada”.

Na parte portuguesa do estudo, a equipa da FMUC – constituída por três enfermeiros, quatro médicos, dois fisioterapeutas e uma farmacêutica – recrutou e seguiu 301 idosos da região de Coimbra através de três consultas anuais e nove contactos telefónicos trimestrais.