Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores de Angola, anunciou esta segunda-feira a visita de João Lourenço a Portugal.
"Está confirmadíssima para 23 e 24 de novembro", disse Manuel Augusto.
Além disto, o ministro das Relações Exteriores de Angola falou ainda sobre a visita de António Costa.
"Já está aqui uma equipa de avanço neste momento a trabalhar. O senhor primeiro-ministro [António Costa] vai chegar no dia 17 [deste mês] e teremos um programa informal, porque é feriado. No dia 18 será o dia da visita", explicou.
Augusto Santos Silva, responsável da diplomacia portuguesa, havia afirmado que o primeiro-ministro se iria reunir com João Lourenço e que a visita "terá uma componente económica muito importante, porque o relacionamento comercial e em termos de investimentos recíprocos de Portugal e de Angola é muito intenso".
Questionado sobre a hipótese de um acordo de isenção de vistos, Manuel Augusto negou, referindo que Portugal pertence ao espaço Schengen e "não tem a capacidade de exercer a reciprocidade".
"Não podemos ter desvantagem para os cidadãos angolanos. Isentamos aqueles que nos podem isentar. E os países da União Europeia, os que fazem parte do Schengen, não têm essa capacidade, mas estamos a encontrar caminhos da facilitação de vistos para que, de facto, não haja obstáculos", garantiu o ministro angolano.