A DECO Proteste testou alguns microondass que se encontram à venda no mercado e, dessa análise, foram detetados dois equipamentos “perigosos”: o microondas DAEWOO KOG 6F27 e o TEKA MW 21IVS.
Tanto num caso como no outro foram registadas temperaturas “acima dos valores permitidos para o tipo de superfície, segundo a norma de segurança elétrica”, indica a DECO na sua página institucional.
Além disso, a plataforma de defesa do consumidor indica ainda que “o topo e a porta dos microondas são os pontos mais críticos por atingirem temperaturas excessivas 30 minutos após a função grill estar ativa”.
A entidade disse que já informou as autoridades responsáveis – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – para que o produto seja retirado do mercado o mais brevemente possível, mas até agora não obteve qualquer resposta sobre o assunto, sublinhando que os microondas “continuam com maus resultados e à venda”.
Recorde-se que em outubro de 2013 as normas sobre as temperaturas máximas para superfícies em microondas foram estabelecidas.