Manuel Alegre mostrou-se incomodado com as declarações de Graça Fonseca, Ministra da Cultura, no Parlamento sobre as touradas.
Em declarações ao jornal Público, o ex-candidato presidencial afirmou mesmo que ""É este tipo de intolerâncias que cria os Bolsonaros. Atitudes como esta colocam a democracia em causa"
"Agora são as touradas, depois há-de ser a caça e depois o livro que podemos ou não ler ou o filme que podemos ou não ver" disse ainda.
Manuel Alegre afirmou ainda respeitar o facto de a ministra não gostar de touradas, mas explicou que "o que está aqui em causa com as suas declarações é a liberdade de uma grande tradição ibérica refletida por muitos escritores e artistas de todas as áreas" e confessou que considera a introdução do IVA uma perseguição aos toureiros.
"Falar de touradas pode dar muita visibilidade, mas há problemas mais graves de que os deputados e governantes não falam, como por exemplo o desaparecimento dos cavalos-marinhos da Ria Formosa ou a proliferação de eucaliptos por todo o país", adiantou.
Graça Fonseca disse, no seguimento do tema sobre o fim da isenção do IVA para toureiros, "Quanto à tauromaquia não é uma questão de gosto, é de civilização e manteremos como está".