No dia de Natal, terça-feira, a GNR registou um total de 129 acidentes nas estradas portuguesas, que provocaram dois feridos graves e 41 ligeiros, no âmbito da operação 'Natal Tranquilo'.
Ontem, Lisboa foi o distrito onde se registaram mais acidentes (19), seguido de Braga (15), Aveiro (14) e Porto (12).
Segundo os dados provisórios desta autoridade, desde o início da operação até ontem, o número de vítimas mortais fixava-se nos 14.
A Operação Natal Tranquilo – que começou esta sexta-feira às 21h00 e termina esta quarta-feira – conta com mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais. O objetivo é prevenir a sinistralidade rodoviária, apoiar os utentes das vias e garantir a fluidez do tráfego.
Para isso, a GNR aconselha os condutores a planearem as viagens com cuidado de forma a evitar o final do dia – por se prever uma maior intensidade de tráfego –, a descansarem antes da viagem e a fazerem paragens para descansar pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que seja necessário. Uma velocidade adequada às condições climatéricas, ao estado da via e ao volume do tráfico são também conselhos das autoridades que apelam ainda a uma condução atenta e defensiva.