Pedro Pardal Henriques tem sido presença assídua nas notícias do últimos dias, seja pelo número de vezes que tem falado, seja pelo Maserati preto que o levou até Aveiras – local onde estiveram centenas de motoristas em greve.
Apresenta-se como advogado e vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), mas a ligação do advogado ao mundo do transporte de matérias perigosas não é óbvia. Aliás, Pedro Pardal Henriques nunca foi motorista e, de todas as informações disponíveis sobre o seu percurso profissional, nenhuma faz a mais pequena alusão à profissão de motorista.
De facto, não existe uma incompatibilidade do lado da Ordem dos Advogados, sendo que é o estatuto do sindicato que terá de definir quem pode, ou não, pertencer aos órgãos do sindicato. De acordo com os estatutos do SNMMP, só pode pertencer aos órgãos do sindicato, quem for sócio efetivo – «pessoas singulares que exerçam a atividade de motorista de matérias perigosas», lê-se no documento –, ou quem for sócio aliado. Esta última opção contempla «aqueles que desenvolvam atividades de interesse ou interligadas com os objetivos e fins da associação».
O perfil que Pedro Pardal Henriques traça nas redes sociais também não denuncia qualquer ligação aos motoristas, a não ser as partilhas sobre a greve dos últimos dias no Facebook. O vice-presidente do SNMMP tem agora 41 anos, mas um longo percurso profissional. Em entrevista à LusoPress, que lhe atribuiu o prémio «portugueses de valor 2018», revelou que saiu de Portugal aos 18 anos e foi para os EUA, onde trabalhou numa rádio e numa estação de televisão. Voltou e abriu uma empresa ligada à medicina ocupacional, no Porto. Em 2015 acabou o curso de Direito na Universidade Lusófona do Porto, mas só em 2017 se inscreveu na Ordem dos Advogados.
Apresenta-se como fundador da International Lawers Associated, um escritório de advogados sediado em Lisboa. Segundo o site «os escritórios de Pedro Pardal Henriques são caracterizados pelo seu forte vínculo internacional, que se manifesta pela sua presença física nos principais polos de investimento em Portugal». Curiosamente, o número indicado no site da sociedade de Pedro Pardal Henriques (e mesmo na página da Ordem dos Advogados) é o mesmo do sindicato que apoia os motoristas de matérias perigosas. Para falar com o sindicato, é necessário ligar para o escritório de advogados e, aí sim, poderá pedir para falar com o vice-presidente do SNMMP. O SOLtentou durante os últimos dias, mas sem sucesso.
Ligação ao desporto
A acumular com todas as funções que já tem, Pedro Pardal Henriques é ainda administrador da Câmara do Comércio e Indústria Franco Portuguesa na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur.
É advogado, luta pelos direitos dos motoristas de matérias perigosas e é adepto do Sporting Clube de Portugal. Aliás, Pedro Pardal Henriques chegou a escrever uma crónica com o título «Os aproveitadores do futebol» no site leonino Banco de Suplentes, onde criticava clubes e agentes desportivos.
No final do ano passado, Pedro Pardal Henriques esteve presente na Assembleia Geral do Sporting convocada para suspender o antigo presidente do clube, Bruno de Carvalho.
O escritório do qual é fundador tem também a vertente de Direito Desportivo. Há dois meses, o advogado apareceu num vídeo do Youtube a falar sobre essa área. No fim, a pergunta que se mantém é: qual a ligação do advogado aos motoristas de matérias perigosas?