O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou uma operação no âmbito do controlo da permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional em dois clubes de futebol da zona Centro. A operação visava também o controlo de crimes de auxilio à imigração ilegal.
Da ação realizada foi possível apurar a existência de seis jogadores em situação irregular no país “por não serem titulares de visto ou documento que os habilitasse à prática de qualquer atividade em território nacional”, refere o SEF numa nota enviada à agência Lusa.
A ilegalidade documental dos seis atletas será agora analisada pelo SEF no sentido de os mesmos poderem alterar a situação em que se encontram. Caso os seis jogadores não consigam regular a situação “terão de abandonar o país no prazo de 20 dias, sob pena de incorreram em procedimento administrativo de afastamento”, revela o SEF.
Nesta operação o SEF procedeu a buscas nas instalações de um dos clubes, que resultaram na apreensão de “documentos relacionados com a identificação e inscrição de atletas estrangeiros.”.
Aos dois clubes das distritais serão aplicadas multas que podem chegar aos 40 mil euros.