Urso polar visto numa cidade na Sibéria transportado para jardim zoológico

Animal precida de tratamento médico urgente

O urso polar que apareceu visivelmente magro na cidade industrial russa da Sibéria Norilsk, a centenas de quilómetros de distância do seu habitat, foi capturado e transportado para um jardim zoológico esta sexta-feira.

De acordo com o The Siberian Times, o animal, uma fêmea, foi levado para o jardim zoológico da cidade de Krasnoyarsk, uma vez que precisa de tratamento médico urgente.

Segundo o mesmo jornal, que cita fonte do zoo, o urso ficou doente depois de se alimentar de comida estragada de lixeiras locais.

"Este é um estado perigoso para o animal, precisa de tratamento médico urgente", explicou o veterinário Georgy Belyanin.

"É definitivamente uma fêmea. Era óbvio desde o primeiro momento que a vimos que ela estava muito stressada por estar na cidade e cercada por tantas pessoas ”, acrescentou.

Recorde-se que a presença de um urso polar naquele local não acontecia há mais de quarenta anos, o que está a ser apontado como uma causa das das alterações climáticas e da diminuição do gelo, à medida que o ártico vai ficando mais quente.