A Diocese de Bragança está a investigar um alegado abuso sexual de um menor por parte de um padre. A queixa foi feita por escrito pela própria vítima, que atualmente é maior de idade.
"Imediatamente se deu início aos procedimentos previstos pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Santa Sé. A eventual vítima foi ouvida, recolheram-se as informações pertinentes e tudo foi enviado para a Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma. A Diocese está em contacto com a eventual vítima e mantém um acompanhamento próximo neste momento tão difícil”, refere a Diocese de Bragança-Miranda num comunicado citado pelo Jornal de Notícias.
A Diocese sublinha ainda que lembrou a alegada vítima da importância de fazer queixa junto das autoridades judiciais competentes."À eventual vítima foi lembrada a importância de fazer queixa junto das autoridades policiais e judiciais pertinentes. A Diocese não tem conhecimento se foi feita alguma queixa e manifesta desde já a disposição de colaborar maximamente com as autoridades", acrescenta.
“A simples possibilidade de poder ter ocorrido um abuso deixa-nos apreensivos, por serem tão devastadores os seus efeitos, e por ser uma conduta tão contrária ao serviço do Evangelho. Temos o propósito firme de estar ao lado do Papa Francisco na luta decidida para afastar este mal", concluiu.