Dezenas de passageiros da CP impedem comboio de prosseguir viagem para Lisboa

“O revisor dizia que aquela não era a forma certa de nos queixarmos, mas a verdade é que já fiz queixas formais e não deu resultado”, disse uma das manifestantes. 

Dezenas de passageiros bloquearam a entrada do comboio, esta terça-feira, na Linha de Sintra, na estação da Amadora, impedindo o transporte de seguir viagem para Lisboa.

A manifestação deveu-se à supressão de comboios que tem ocorrido nos últimos tempos e obrigou a PSP a intervir para acabar com o protesto, que teve a duração de cerca de meia hora.Tudo começou com um passageiro que decidiu bloquear as portas do comboio. De seguida, dezenas de pessoas juntaram-se a ele.

Uma passageira frequente do comboio da CP mostrou-se indignada com a empresa e explicou o porquê de se ter juntado ao protesto. "O comboio que passa em Rio de Mouro às 7h55 voltou a ser suprimido, como tem sido frequente. É o suficiente para não passar comboio durante 20 minutos e provocar a confusão", declarou Sónia Caetano ao Correio da Manhã. “Depois disso os comboios chegavam à Amadora já cheios e houve quem visse passar três comboios sem conseguir entrar”, explicou a mesma fonte.

“O revisor dizia que aquela não era a forma certa de nos queixarmos, mas a verdade é que já fiz queixas formais e não deu resultado", acrescentou Sónia.  O homem que despoletou todo o protesto foi identificado pela PSP e com a intervenção da força policial, o comboio acabou por seguir viagem.

A CP admitiu que tem havido "algumas supressões" de comboios. "No mês de outubro, o número de comboios programados foi de 9990 (cerca de 390 comboios/dia útil e 190 em dias feriados e fins de semana) e o índice de regularidade (comboios programados vs comboios realizados), até à data, tem mantido, globalmente, valores da ordem dos 99%", explicou a empresa. 

1% de comboios suprimidos é equivalente a quase 100 comboios por mês, ou 3,3 por dia, o que mostra que realmente as supressões são suficientes para provocar o caos entre os passageiros.