Costa defende que UEFA deu uma resposta “muito clara” sobre Portugal ser um destino seguro

Primeiro-ministro falou sobre as limitações impostas por países estrangeiros e sublinhou que é preciso “saber como comparar” os dados da pandemia em termos internacionais.

Costa defende que UEFA deu uma resposta “muito clara” sobre Portugal ser um destino seguro

António Costa voltou, esta sexta-feira, a afirmar que a escolha de Portugal para receber a fina da Liga dos Campeões é a prova de que o país é um destino seguro para turismo.

"Não estou preocupado com a imagem internacional de Portugal. A resposta muito clara foi dada pela UEFA", sublinhou o primeiro-ministro, em declarações no final da reunião do Conselho Europeu.

"Não é momento para traçar linhas vermelhas, mas sim abrir vias verdes", acrescentou.

Sobre as limitações à entrada de portugueses impostas por outros países, Costa lembrou que é preciso "saber comparar dados” da pandemia em termos internacionais.

"Há uma matéria fundamental por uma questão de transparência em que não podemos comparar o número de casos positivos ou negativos sem ter em conta o número de testes que cada país realiza", afirmou o primeiro-ministro.

"Países com metade ou com um terço dos testes feitos não se podem comparar com Portugal", frisou, assegurando que "não é para ficar bem na fotografia" que o país deixaria de realizar rastreios à covid-19. "Não vamos deixar de fazer aquilo que é preciso do ponto de vista da saúde pública", garantiu.

O primeiro-ministro sublinhou ainda que “só Chipre, Estónia e Letónia estão em melhor condição que Portugal", proporcionalmente, e tendo em conta o número de testes realizados.