A taxa de desemprego no mês de junho situou-se em 7,3%, um valor superior em 1,4 pontos percentuais ao mês anterior. Os dados foram divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística e revelam ainda que a população empregada registou variações de 0,3% relativamente ao mês anterior.
Ainda em relação ao mês de junho, os resultados finais do INE avançam que a taxa subutilização de trabalho situou-se em 15,5%, um valor 0,9 pontos percentuais acima do mês anterior.
Já para o mês de julho, os dados provisórios do gabinete de estatística demonstram que a taxa de desemprego fixou-se em 8,1%.
Segundo o INE, nesse mês, a população empregada registou variações de 0,1% relativamente ao mês anterior e de -1,7% em relação a três meses antes.
Já a taxa subutilização de trabalho situou-se em 15,7%, mais 0,2 pontos percentuais que no mês precedente. “Para o aumento mensal da taxa de subutilização do trabalho neste mês contribuiu exclusivamente o aumento do número de desempregados e do subemprego de trabalhadores a tempo parcial, já que diminuiu o número dos inativos à procura de emprego mas não disponíveis para trabalhar e o de inativos disponíveis mas que não procuram emprego”, justifica o gabinete de estatística.