A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou, esta segunda-feira, que se encontra de quarentena, depois de ter estado em Portugal para a apresentação do plano de recuperação e ter participado na reunião do Conselho de Estado, em Cascais, na passada terça-feira.
Recorde-se que António Lobo Xavier, que testou positivo para a covid-19, participou na reunião do Conselho de Estado onde, além de Von der Leyen, estiveram conselheiros, o Presidente da República e o primeiro-ministro.
Numa publicação partilhada no Twitter, a presidente da Comissão Europeia revelou ainda que realizou um teste de despiste ao novo coronavírus na quinta-feira e que, esta segunda-feira, será novamente testada.
“Fui informada de que participei numa reunião, na passada-terça-feira, na qual esteve presente uma pessoa que testou positivo para a Covid-19. De acordo com as medidas em vigor, estou, portanto, em isolamento até amanhã de manhã. Testei negativo [para a covid-19] na quinta-feira e serei testada novamente hoje", escreveu na rede social.
Todos os que estiveram presentes no encontro já começaram a ser testados e, já esta segunda-feira, fonte oficial da Presidência da República revelou à agência Lusa que o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, deram negativo.
A mesma fonte adiantou ainda que os testes realizados a outros cinco conselheiros de Estado – os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã – também deram negativo.