A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) revelou, este sábado, que foram detidas sete pessoas por especulação em venda de bilhetes 'online' para o Grande Prémio (GP) de Portugal de Fórmula 1, que se realiza em Portimão, este fim de semana.
Em comunicado, a ASAE revela que, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), "desencadeou uma operação de fiscalização direcionada à oferta de bilhetes online para o evento do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1".
"Como resultado das ações de fiscalização foram, até ao momento, detidos, em flagrante delito, sete indivíduos — no Porto, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Portalegre –, por condutas subsumíveis no crime de especulação, após anunciarem a venda de bilhetes acima do seu valor facial", revela.
Foram ainda apreendidos 12 bilhetes, com valores faciais situados entre os 255 e os 585 euros.
“Algumas das ofertas iriam permitir ao vendedor obter um lucro próximo do dobro do valor facial do bilhete", destaca a ASAE.
A ASAE alerta “os consumidores que devem evitar a aquisição de bilhetes acima do seu valor oficial, uma vez que essa venda constitui crime de especulação (delito antieconómico), punido com pena de prisão até três anos".