O Portal da Queixa recebeu mais 26% de queixas sobre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do que em 2019, anunciou a plataforma digital de comunicação dos consumidores esta terça-feira em comunicado.
“Entre 01 de janeiro e 21 de dezembro de 2020, foram registadas na plataforma 1086 reclamações contra o SEF, enquanto no mesmo período de 2019 foram recebidas apenas 859 reclamações", informou o Portal da Queixa.
Maior parte das queixas por parte dos cidadãos estrangeiro-se deve-se a dificuldades de agendamentos (42%), depois a atrasos na entrega de documentos (29,7%), segue-se e mau atendimento do serviço (7%).
“Quanto a agressões, há pelo menos uma queixa – que remonta a 2019 -, que refere chapadas e que terá sido levada adiante sob a forma de participação na PSP contra o agente que as terá desferido”, avança a plataforma digital.
No entanto, o Portal da Queixa afirmou que no que toca a reclamações de violência física ou verbal “não aprova a divulgação pública deste tipo queixa na sua plataforma”. Em vez isso, opta por “encaminhar o utilizador para os canais oficiais da polícia”.
Os meses de gosto, julho e setembro foram aqueles em que se registaram mais queixas, com 167, 157 e 111 respetivamente. Abril foi o mês com menos queixas, com apenas 38.
Esta plataforma, fundada em 2009, recebe em média perto de 15 mil reclamações por mês e tem meio milhão de utilizadores registados. Por mês, o Portal da Queixa recebe mais de dois milhões de visitas.