O primeiro-ministro, António Costa, assegurou que o Orçamento de Estado para 2022 vai ficar “fechado” ainda esta sexta-feira, salientando a “atenção muito particular” do Governo à classe média e às novas gerações.
"Vamos ter hoje um bom orçamento que entrará na segunda-feira na Assembleia da República", indicou Costa aos jornalistas, durante uma visita oficial à exposição "Joan Miró: Signos e Figuração" na Fundação de Serralves, no Porto.
Para o líder do executivo, o Orçamento de Estado para 2022 vai ser um bom contributo para crescimento e recuperação da economia portuguesa, e que, sobretudo, vai dar uma “particular atenção” quer à classe média, quer às novas gerações.
Interrogado sobre as dificuldades que atravessou na elaboração do orçamento, António Costa ressalvou que este é um processo “particularmente delicado”, uma vez que o país está a sair de uma grande crise económica, impulsionada pelos impactos da pandemia.
"É um processo que é sempre delicado, como é evidente, particularmente delicado num momento em que saímos de uma situação tão difícil como uma grande crise económica, uma grande quebra da receita com um grande aumento das despesas", frisou.
Na segunda-feira, o Orçamento de Estado será objeto de debate na Assembleia da República, onde os vários partidos políticos darão o seu contributo ao documento, que dita os movimentos financeiros do Estado para o próximo ano.